Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) suspendeu na manhã desta terça-feira todas as internações e cirurgias eletivas (com marcação prévia). Até que a situação da greve dos caminhoneiros se encerre, o Husm seguirá mantendo apenas as cirurgias oncológicas e de urgência.
:: Leia todas as notícias sobre a greve dos caminhoneiros ::
De acordo com o comunicado enviado à imprensa, a administração do Husm informa que a alimentação está sendo oferecida somente para os pacientes, e que o estoque de carnes e demais gêneros devem durar sete dias. Hoje o hospital recebeu óleo petroquímico para caldeiras, que mantém a nutrição, lavanderia, e esterilização de materiais para banho, que deve durar por 10 dias. Já os medicamentos e materiais médicos hospitalares estão em falta, e a administração está buscando o apoio da Polícia Rodoviária Federal para a chegada das cargas. As entregas de oxigênio não foram afetadas.
Desde a última sexta-feira, o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo já adota a medida de restrição para cirurgias eletivas, apenas de urgência e emergência. A decisão vale até que os estoques sejam repostos.